domingo, 10 de abril de 2011

Chafariz de Águas

Arquitectura infraestrutural, revivalista neoclássica. Chafariz de espaldar composto por zona central mais alta e duas alas curvilíneas, criando um plano côncavo, utilizando pilastras toscanas, firmadas por pináculos, e urnas do tipo Médicis, apontando para um revivalismo neoclássico. Possui duas bicas facetadas e tanque rectangular de bordos simples.
Séc. 19 / 20 - provável construção; 1932 - ampliação e reforma do chafariz, conforme data no espaldar.

Fonte de planta rectangular, com espaldar com zona central mais elevada, que se prolonga em duas alas laterais, de perfis curvos, formando uma concavidade, em cantaria granítica aparente, de "opus incertum", com as juntas pintadas de branco. A zona central tem remate contracurvado, em friso e cornija, ostentando uma urna do tipo Médicis no centro, flanqueado por pilastras toscanas, encimadas por pináculos bolbosos assentes em plintos cúbicos; no centro do espaldar, um registo de azulejo monócromo azul sobre fundo branco de 7x5, com moldura de concheados e acantos, enquadrando a representação da "Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos". Na zona inferior, surge uma linha contracurvada, apresentando um aparelhamento mais cuidado e regular, a enquadrar um silhar com a data "1932", sob o qual surgem duas bicas facetadas, que jorram para tanque rectangular, dividido centralmente por silhar, com os ângulos exteriores curvilíneos, de bordos simples, onde surgem réguas metálicas de apoio ao vasilhame. As alas laterais apresentam embasamento saliente e são flanqueadas por pilastras toscanas, encimadas por pináculos semelhantes aos da zona central, e rematam em friso saliente plano.

Sem data de registo provavelmente tirada pelo Padre Lobo

Fonte de informação:monumentos.pt

5 comentários:

António Serrano disse...

Foi por acaso que cheguei aqui e fico contente de tomar contacto com uma realidade que me é querida desde há muito. Águas, terra de naturalidade da minha Mulher, passou a ser para mim uma Aldeia que me habituei a respeitar como se minha fora, Aldeia onde encontrei gente boa de quem me tornei amigo. E parente. Para sempre!
Gostei muito do que vi - a Banda de Aldeia de João Pires tem pessoas que conheço desde pequeno. As fotos das Águas estão bem conseguidas. O trabalho sobre o chafariz tem todo o mérito.Conto voltar para apreciar o muito que ficou para ver. E ler!

Bruno Marques disse...

Seja bem vindo a este blog Srº António Serrano fique à vontade para partilhar histórias ou conhecimentos sobre esta Terra, é para isso mesmo que ele serve, estou certo que vai gostar do que ainda ficou para ver.

Bem haja pela sua visita
Vá passando

natividade abreu disse...

Boa noite! Foi por um acaso que descobri este blog! Sou natural das Águas, e é sempre com muito carinho que revejo a minha aldeia! Tem uma sonoridade única, um cheirinho caracteristico e inesquecivel, o sol tem outro calor, tudo é único na minha terra natal, que revejo com muitas saudades! Obrigada por este momento!
Natividade Cruz Abreu

Bruno Marques disse...

Nós é que agradecemos a sua passagem por aqui, só nos dá motivação cada vez que um comentário como o seu é aqui colocado, esteja à vontade para partilhar o que quer que seja.

Bem haja pela visita
Vá passando

Abe Cardoso (ABRAAO) disse...

Recordando o passado! Fotografias que nos ajudam a lembrar a nossa juventude. Nascido e creado nas Aguas. Ja nao reconheco ninguem. Perdi contacto com os amigos,que agora ja vao nos 50's...
ABRAAO CARDOSO

Enviar um comentário